Beleza Limpa

Beleza Limpa
25 de junho de 2018 MeltSwim
MeltSwim
In Wellness
beleza limpa

Beleza Limpa

Você já parou para pensar que alguns ingredientes usados em produtos de beleza não são tão “bonitos” como a indústria quer fazê-los parecer?

A ideia de estar utilizando produtos que podem ser nocivos à saúde, nos leva a mergulhar em um universo de informações polêmicas e conflitantes, o que pode trazer muitas dúvidas sobre o que é realmente seguro consumir.

Se de um lado organizações não governamentais como a Environmental Working Group (EWG) e a Campaign for Safe Cosmetics alertam sobre o problema dos sintéticos tóxicos usados nos cosméticos, de outro lado não há evidências suficientes corroborando todas estas alegações.

O fato é que existem poucos estudos sobre os ingredientes usados nos produtos de beleza e higiene à nossa disposição.

Não há dúvidas, porém, da importância em selecionar cuidadosamente aquilo que aplicamos em nossas peles. Segundo o Dr. Guilherme Takassi, cirurgião plástico praticante da medicina integrativa, “atualmente já conhecemos o conceito de que você sofre mais contaminações pelo que passa na sua pele do que pelo que você come diariamente”.

Takassi explica que as toxinas que entram no corpo pela alimentação, são quebradas e eliminadas por sistemas próprios, o mesmo não ocorre quando a via de entrada é a derme: “todo contaminante em contato com a pele cairá diretamente na corrente sanguínea e se direcionará a órgãos extremamente nobres como cérebro e coração”.

Se queremos livrar nossos corpos dos contaminantes a que estamos constantemente expostos e levar uma vida mais saudável, essa informação é, por si só, suficiente para revermos não só os alimentos que consumimos, mas também os cosméticos que aplicamos no maior órgão do nosso corpo.

Para possuir uma vida mais saudável e longa, mais do que consciência na hora de escolher os produtos, é necessário realmente optar por alternativas mais seguras e livres de ingredientes duvidosos, independente da falta de consenso científico.

Você deve estar se perguntando… a Mirian quer dizer que eu devo viver só de produtos 100% naturais? Veja bem, esta é uma decisão sua, particularmente eu não gosto de extremismos.

Eu sei, por exemplo, que o parabeno da maquiagem que uso só em dias de festa não vai me matar, por isso não deixei de usar tudo que eu tinha.

A intenção não é sair de um extremo ao outro, mas gradativamente migrar os itens de uso diário para aqueles cuja composição não consta nenhum ingrediente assustador.

Antes de mais nada, quando o assunto é pele e alcançar objetivos estéticos, a meta deve ser beleza com saúde, a medida que incluímos na nossa rotina produtos que contenham apenas ingredientes nutritivos e saudáveis.

Para quem quer fazer a transição para uma beleza mais limpa, a proposta é que você se atente aos ingredientes dos itens que você mais usa e evite aquilo que pode lhe fazer mal.

Pesquise, converse com seu dermatologista, faça escolhas mais assertivas e tenha não só uma pele, mas uma vida mais saudável.

Um forte abraço,

Mirian Koerich

 

 

 

 

 

 

 

Mirian Koerich

Comentário (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE PARA NOVIDADES