Posições de Yoga: as 6 melhores para iniciantes

Existem inúmeras posições de yoga, técnica que fortalece o corpo e transforma a mente de quem pratica. No manual de práticas de Hatha Yoga, um dos estilos da técnica (falaremos sobre mais para a frente), fala que existem tantos asanas quantas são as espécies de animais.
 Agora, se você ainda não tem intimidade com a prática, é melhor começar pelas posturas de yoga básicas. Neste artigo, selecionamos as 6 melhores posições de yoga para iniciantes. Acompanhe!
 

6 posições de yoga para iniciantes

Praticar yoga proporciona mais flexibilidade ao corpo, melhora o equilíbrio físico e mental, aumenta a força muscular e garante maior mobilidade à coluna vertebral. Já foi comprovado cientificamente que o yoga traz muitos benefícios para quem pratica, como melhoria na saúde das pessoas, tanto física, quanto mental e espiritual.
 
Aos iniciantes que queiram praticar yoga, o mais indicado é procurar ajuda profissional para realizar as posturas. Se você já conhece as posições, pode praticar yoga tanto no estúdio com seu professor, quanto ao ar livre, em casa ou no trabalho. Leve seu tapete de yoga com você, coloque uma música relaxante para tocar e vamos cuidar mais da saúde.
 
A seguir, listamos 6 posições de yoga indicadas para iniciantes.
 

1 | Posição do cachorro olhando para baixo

Para conseguir essa posição, fique em pé. Depois, flexione a coluna tentando pegar seus pés. Quando suas mãos tocarem seus dedos, incline o seu tronco para frente, sem tirar o calcanhar do chão.
 
Quando chegar no limite do alongamento, respire fundo 10 vezes e retorne à posição inicial. Faça 5 repetições.
 

2 | Posição da prancha

Para realizar essa posição você deve, primeiramente, deitar em um colchonete de barriga para baixo. Agora, você vai apoiar ou o antebraço ou a mão à frente do seu corpo e tentar levantar as pernas, ficando na ponta dos dedos dos pés.
 
Mantenha a coluna alinhada com as pernas e o tronco. Fique nessa posição, respire fundo 10 vezes e retorne à postura inicial. Faça 5 repetições.
 

3 | Posição da postura da árvore

Você vai começar essa postura com os pés juntos. Em seguida, levante o seu joelho esquerdo, colocando o pé esquerdo na parte superior interna da coxa ou da panturrilha.
 
Simultaneamente, levante seus braços para cima com a palma das mãos unidas em forma de oração.
 
Depois, repita a mesma posição só que levantando o joelho direito e colocando o pé direito na parte superior interna da coxa ou da panturrilha.
 
Respire fundo 10 vezes e retorne à posição inicial. Faça 5 repetições.
 

4 | Posição de extensão para frente sentada

Comece essa posição sentado com as pernas unidas e viradas para frente. Agora, você vai dobrar seu tronco tentando tocar a ponta dos dedos dos pés.
 
Quando você atingir seu alongamento máximo, fique nesta posição e respire até 10 vezes antes de voltar para a posição inicial. Lembre-se que as costas devem se manter eretas e formar a posição de uma dobradiça.
 

5 | Posição de preparação para a ponte

Para iniciar a posição, você deve deitar-se de costas com os pés próximos dos quadris. Os braços devem ficar paralelos ao corpo e a palma da mão precisa tocar o chão. Por fim, levante os quadris e faça entre 8 e 10 respirações.
 

6 | Posição de alívio do vento

Para esta postura, você irá deitar no tapete de barriga para cima. Com as costas deitadas no chão, você irá trazer as duas pernas até seu tronco, fazendo com que os joelhos encostem no seu abdômen.
 
Segure as pernas com força e levante a cabeça, o pescoço e o peito até ficarem próximos dos joelhos.
 
Respire fundo de 8 a 10 respirações e, em seguida, retorne à posição inicial.
 

Qual a postura de yoga mais difícil?

Como já falamos, existem inúmeras posturas de yoga e, algumas delas, são mais difíceis de executar e não são indicadas para iniciantes.
 
As posições mais difíceis são mais indicadas para quem já pratica yoga há algum tempo justamente para que não haja risco de lesão. Entre tantas posições de yoga, escolhemos uma que exige uma prática mais avançada para executá-la: a tittibhasana.
 
O nome já é difícil e a execução vai exigir muito equilíbrio. Para realizar essa postura, você precisa agachar e colocar as palmas das mãos no chão. Com os braços retos ou levemente flexionados, vamos tirar as pernas do chão trazendo os joelhos até os antebraços.
 
Concentre a força nos braços e nas mãos. Depois estique as pernas para frente, sem encostar no chão.
 

Quais os principais estilos de yoga que existem?

Existem 7 principais estilos de yoga e você precisará conhecer cada um para escolher qual que mais combina com o seu perfil, emoções e objetivos.
 
Os estilos de yoga variam desde os com posturas mais relaxantes até os com posições mais vigorosas. Conheça um pouco mais sobre cada um.
 

1 | Hatha Yoga

Este é o estilo de yoga mais clássico e popular no ocidente. Essa prática trabalha a respiração e equilíbrio entre o corpo e a mente. Com posturas mais leves, este estilo é muito indicado para quem quer se aventurar pela primeira vez no yoga.
 

2 | Ashtanga Yoga

A Ashtanga é uma prática mais intensa e desafia bastante todo o corpo físico. Assim, esse estilo é mais recomendado para quem quer aumentar a concentração, ganhar condicionamento físico, melhorar a flexibilidade muscular e suar bastante.
 

3 | Vinyasa Yoga

Nesta prática, as posições de yoga seguem uma sequência, como se os movimentos fossem uma coreografia. Por isso, essa técnica é muito indicada para quem quer diminuir o estresse e relaxar durante a prática.
 

4 | Babyoga

Esta prática é voltada para mães e bebês, já que ajuda a fortalecer física e mentalmente as mulheres durante o pós parto e os nenéns nos primeiros meses de vida.
 

5 | Iyengar Yoga

Indicada para quem procura o yoga para alongar o corpo e curar dores de coluna. Essa prática é mais um trabalho terapêutico, pois incentiva a permanência nas posturas por um período maior de tempo, alongando mais o corpo.
 

Respire, concentre-se e aproveite a prática

Agora que você conheceu algumas posições básicas de yoga indicadas para iniciantes, que tal colocar em prática? Vista uma roupa confortável, arrume um local calmo, coloque uma música leve para tocar e sinta seu corpo se alongando!
 
Acompanhe no nosso blog outras dicas para praticar yoga.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.