A cromoterapia é uma técnica complementar ao yoga para contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida. Também conhecida como a terapia das cores, possuem propriedades terapêuticas que ajudam a pessoa conhecer e explorar seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os objetivos que deseja alcançar.
A cor é uma energia que atua como uma vibração nas diferentes partes do corpo, dependendo da intensidade e do tom. Cada cor transmite uma ideia responsável por cuidar de uma área específica, auxiliando no equilíbrio da saúde e pode proporcionar calma durante a prática do yoga.
A cromoterapia atua nos chakras ou em algum órgão do corpo. Os nossos sete principais chakras também possuem uma coloração, sendo eles:
- Chakra básico - cor vermelha: localizado na base da coluna, responsável pelas funções vitais de segurança e sobrevivência.
- Chakra sacro - cor laranja: logo acima do chakra básico, é responsável por cuidar do seu ‘’eu’’ e suas formas de expressão.
- Chakra plexo solar - cor amarelo: cuida do seu humor e inteligência, sua principal função é reger o poder e a vontade.
- Chakra cardíaco - cor verde: representa o centro das emoções, sabedoria nas relações e estimula o sistema imunológico.
- Chakra laríngeo - cor azul: responsável pela comunicação e expressão verbal.
- Chakra frontal - cor índigo: localizado entre suas sobrancelhas e bem acima do nariz, atua como o centro do controle da sua mente, intuição, discernimento, imaginação e percepção.
- Chakra coronário - cor lilás: no topo da cabeça, como uma coroa, rege o cérebro como um todo, responsável pela nossa espiritualidade, esperança e solidariedade.
Qual o significado de cada cor na cromoterapia?
As cores utilizadas na cromoterapia são as sete cores do arco-íris, auxiliam no equilíbrio dos chakras e, assim, garantir mais qualidade de vida. Tal influência pode ser despertada por meio de aparelhos luminosos com determinadas cores e até mesmo na escolha da roupa para yoga. Você sabia disso?
Até mesmo no momento de escolher seu conjunto de yoga, é importante prestar atenção nas cores dos chakras que você deseja ativar durante a prática. Entenda o significado das cores e como cada uma atua:
- Vermelho: é uma cor primária com propriedades estimulantes e intensas. Oferece energia e movimento, afasta a depressão e o desânimo, ativa os cinco sentidos e é, também, a cor da paixão
- Laranja: é a junção do vermelho com o amarelo, considerada como a cor da prosperidade, restauradora e regeneradora. Combate a tristeza, o medo e a covardia, proporcionando a sensação de força, coragem, determinação, ousadia e felicidade
- Amarelo: representa a mente, por isso, estimula o raciocínio e intelecto, é a fonte da sabedoria, lógica e razão, bloqueia os pensamentos negativos e aumenta a capacidade de concentração
- Verde: intermediário entre as cores quentes e frias, oferecendo calma e equilíbrio. Mantém o bom funcionamento do corpo, nos deixa centrado, harmonizados fisicamente e emocionalmente
- Azul: é a primeira cor fria e mais sutil, por isso traz paz, calma, relaxa a mente e o corpo. É capaz de eliminar as coceiras, irritações e dores de afecções cutâneas, alivia a febre e inflamação e ativa a glândula pineal
- Lilás/Violeta: é a cor da espiritualidade e do ar místico, tem o poder da transformação, ajudando no autoconhecimento. Outra possibilidade é usar no top para yoga para transmitir autoridade e aumentar o foco
- Índigo: aguça as intuições, expande a consciência, equilibra as energias e purifica os ambientes
Como aplicar a cromoterapia?
A cromoterapia pode ser realizada por meio de aparelhos luminosos, que pode ser emitida diretamente na pele da pessoa ou em um ambiente fechado. E como saber qual cor é ideal para você? Comunique ao terapeuta suas queixas e por onde quer começar o tratamento, cada tom atrai uma energia fundamental para sua vida.
O ideal é que cada emoção e chakra deve ser trabalhada com uma cor específica, seguindo sua necessidade no aspecto emocional ou físico.
Para manter o equilíbrio do organismo, fique atento na sua alimentação, afinal, as frutas, os vegetais e os cereais recebem a maior parte de sua energia diretamente da luz do sol e do magnetismo da Terra.
Cores das roupas na prática do yoga
Como podemos observar as cores podem influenciar em diversos aspectos da nossa vida. Um cuidado importante para acalmar a mente e purificar sua alma através do yoga e da cromoterapia é escolher as cores certas para as roupas de yoga.
É com essa missão que a Melt Swim cria peças exclusivas com estampas desenhadas à mão especialmente desenvolvidas para complementar sua experiência com a prática.