Fazer yoga em casa: 5 dicas para você começar do jeito certo

de Gerusa Polotto em July 20, 2021

Fazer yoga em casa é como uma filosofia de vida, uma maneira de pensar, um modo de ver o mundo e a si mesma. Entretanto, assim como qualquer atividade física, antes de começar a prática é importante ter atenção a alguns cuidados básicos. 

A prática do yoga carrega uma imensidão de significados e benefícios, tais como o aumento da capacidade de concentração e o fortalecimento muscular. Além disso, contribui para a diminuição da ansiedade, estresse, auxilia nos processos de emagrecimento, promove a consciência corporal, melhora a qualidade do sono, alinha a postura e diminui as dores nas costas.

Separamos cinco dicas para você que quer entrar no universo mágico do yoga para melhorar seu estilo de vida. Confira! 

Organize um local confortável e amplo

Uma das vantagens de praticar em casa é a possibilidade de realizá-la, praticamente, em todos os ambientes. Não existem muitas exigências para definir o lugar perfeito, mas é importante organizar um espaço confortável e silencioso para que você consiga realizar todas as posições. 

Além disso, tome cuidado com os móveis próximos, para não esbarrar e ter pequenos acidentes. 

Um tapete, uma faixa e uma toalha são indispensáveis

É claro que você não precisa de materiais para o yoga e a meditação, mas esses três itens podem te auxiliar ainda mais nos movimentos. Como? O tapete é seu principal apoio nas posturas, principalmente, para evitar quedas e escorregar as mãos. A faixa também é um extra para determinadas posturas e a toalha é ótima para enxugar o suor.

Inclua a meditação na sua rotina

A meditação é um excelente complemento do exercício de yoga. O yoga para iniciantes pode impor mais desafios no que diz respeito à concentração, por isso a meditação é uma oportunidade de esvaziar a mente e afastar as preocupações para manter o foco durante a atividade.

Assim como o yoga, a meditação oferece diversos benefícios ao praticante como a melhora no sono e a diminuição de ansiedade, ao reconectar seu corpo com a mente. Para isso, estabeleça um ritual, seja antes ou depois de alguma atividade física, tente meditar todos os dias, independente da duração.

Comece a fazer yoga em casa com os movimentos mais fáceis 

As posições de yoga para iniciantes devem ser mais fáceis e a melhor opção para aprender é assistir aulas on-line para entender como funciona cada postura, as técnicas de respiração e concentração. Comece pouco a pouco e evolua gradualmente para que você consiga desfrutar os benefícios de cada etapa do yoga. Dentre as posições que podem ser testadas para os iniciantes, destacamos as seguintes: 

  • Tadasana: postura da montanha
  • Utkatasana: postura da cadeira
  • Adho Mukha Svanasana: postura do cachorro olhando para baixo
  • Vrksasana: postura da árvore
  • Trikonasana: postura do triângulo 

A prática do yoga necessita de constância para que os benefícios comecem e as posturas sejam aprimoradas, por isso não se frustre e desmotive caso não consiga realizar os exercícios mais elaborados. Crie uma rotina simples e frequente, tudo dentro de seu tempo e suas limitações, assim você consegue entender melhor seu corpo e seu interior.

Respire fundo e tenha paciência! 

Escolha roupas aconchegantes para fazer yoga em casa

Abandone os conceitos de que para fazer yoga em casa é preciso usar roupas largas. Ao contrário disso, opte por roupas confortáveis, nem muito largas nem muito apertadas. Roupas que não favorecem a flexibilidade e precisão dos movimentos só atrapalham. 

O tecido da roupa para yoga é outro ponto importante para se observar no momento da escolha, opte por tecidos leves que permitam sua pele transpirar.

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